Resenha: Conto O Corvo - Allan Poe


Livro: Allan Poe - Conto O Corvo 
Autor: Poe/Machado/Pessoa
Editora: Darkside
Ano: 2013
Páginas: 50

Sinopse: Desaparecido precocemente aos 40 anos, Edgar Allan Poe já ultrapassou dois séculos de seu nascimento em posição privilegiada, responsável não somente por influenciar alguns dos escritores decisivos das décadas seguintes, bem como por estabelecer com propriedade caminhos novos e férteis para a literatura ocidental do então século XIX. Esta edição reúne o seu poema mais famoso, “O corvo”, em sua versão original, junto com as clássicas traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa, e uma análise de Poe feita por Charles Baudelaire, seu tradutor e um dos principais divulgadores de sua obra na Europa, acompanhadas das ilustrações de Édouard Manet.

Resenha:

Allan é um autor muito conhecido por suas histórias misteriosas e cheias de terror, ainda bem que em minha primeira leitura deste autor, não me assustei, rs. O corvo, é um conto curtinho, cheio de carga emocional. 


"Ave ou demônio que negrejas!
Profeta, ou o que quer que sejas!
Cessa, ai, cessa! clamei, levantando-me, cessa!
Regressa ao temporal, regressa!
À tua noite, deixa-me comigo.
Vai-te, não fique no meu castro abrigo
Pluma que lembre essa mentira tua." (Machado de Assis)

O conto é narrado em primeira pessoa, onde o personagem sofre a perda da sua amada Leonore e divaga dentro de si, toda a sua dor emocional, em meio a isso, um corvo chega para visitá-lo.

Ele começa a falar com o corvo e perguntar-lhe sobre sua amada, mas a única coisa que este responde é "Nunca mais".


"Mas o corvo, sobre o busto, nada mais dissera, augusto,
Que essa frase, qual se nela a alma lhe ficasse em ais.
Nem mais voz nem movimento fez, e eu, em meu pensamento
Perdido, murmurei lento, "Amigos, sonhos - mortais
Todos - todos já se foram. Amanhã também te vais".
Disse o corvo, "Nunca mais"." (Fernando Pessoa)

Eu gostei muito da escrita do Poe, ela é forte, profunda, e de grande carga emocional de uma forma triste. 


O livro é curtinho, tem a versão em inglês do Poe, a versão em português de Machado de Assis e a de Fernando Pessoa. Além de uma história sobre o conto e sobre o autor.

O livro é digital mas mesmo assim ele está com uma diagramação linda, fiquei apaixonada, queria ter ele impresso.


Eu fiz esta leitura para o clube do livro do mês de agosto que é de um livro da Darkside, como eu não tinha nenhum ainda da editora, eu escolhi este por estar disponível no site dela e por já querer a muito tempo ler algo do Poe.


E você já está participando do clube do livro? Qual livro você está lendo? E se ainda não estiver participando da tempo. Clique aqui para saber como, você ainda poderá ganhar um prêmio no sorteio.


Beijos Ariane

Você pode gostar de

9 comentários

  1. Oi Ariane.

    Desde do ano passado eu tenho participando do desafio para ler os contos de Poe e estou maravilhada com as obras e os poemas também. O corvo é um dos meus preferidos juntamente com Eleonora, Gato Preto e outros.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ariane!
    Eu ainda tenho muita curiosidade sobre o Poe, não li nada até agora, mas estou com ele na listinha de leituras e esse do Corvo é muito comentado! Adorei sua resenha e as fotos, ficaram lindas! Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ariane,
    Amei a resenha, ultimamente estou vendo muitas pessoas falando super bem dos contos dele, e sua resenha me despertou mais interesse ainda.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros


    ResponderExcluir
  4. Oi, Ariane. Ainda não li este, mas a escrita do Poe me cativa bastante. Coloquei ele na minha lista de leitura e espero ler em breve. A diagramação está muito linda mesmo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu sempre ouvi falar do Poe, mas confesso que ainda não fiz nenhuma leitura dele. A sua resenha me fez ter mais vontade ainda de ler.
    Eu não participo de nenhum clube de leitura, tenho muito vontade. Entretanto, nesse momento é complicado assumir um compromisso desses.
    https://refletindoweb.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! Vou correndo lá baixar para ler também, tenho muita curiosidade, espero gostar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa, espero que goste da leitura, se você ler ele esse mês, aproveite para participar do clube do livro para concorrer a um premio lindo

      Excluir
  7. Ariane que postagem linda, adorei a organização visual, as fotos e o texto, claro. A sua opinião só me deixou mais curiosa para ler Poe. Tenho vontade de adquirir essa edição da DarkSide que vc citou, quem sabe ano que vem. Mas valeu pela dica. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. oie, bacana saber que os livros do poe trazem essa carga um pouco emocional. Eu nunca li nada dele, e por ser uma obra curta, acho que vale muito a pena tentar. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir

Deixe uma mensagem nos contando o que achou. Obrigada

Siga no Instagram