Fragmentos do livro: Desassossego Bernardo Soares 5/5



BERNARDO SOARES

Bernardo Soares não tem biografia, pois foi considerado o alter ego de Fernando Pessoa, em seu único livro publicado “Desassossego”, conseguiu reunir peculiaridade de cada heterônimo e do próprio Fernando Pessoa. Porém este o considerava de personalidade oposta a sua: “não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afectividade.". 

Seu livro é uma prosa fragmentada das reflexões humanas, considerado uma das obras que fundaram a ficção portuguesa no século XX. Bernardo se faz personagem do próprio livro como um guarda-livros e conhece Fernando Pessoa em uma pequena casa de pasto. Definido como autobiografia sem fatos, escrita ao longo de anos.

FRAGMENTOS DO LIVRO “DESASSOSSEGO
BERNARDO SOARES PUBLICADO EM 1982

"O coração, se pudesse pensar, pararia." (p. 1)

"Escrevo, triste, no meu quarto quieto, sozinho como sempre tenho sido, sozinho como sempre serei. E penso se a minha voz, aparentemente tão pouca coisa, não encarna a substância de milhares de vozes, a fome de dizerem-se de milhares de vidas, a paciência de milhões de almas submissas como a minha ao destino quotidiano, ao sonho inútil, à esperança sem vestígios. Nestes momentos meu coração pulsa mais alto por minha consciência dele. Vivo mais porque vivo maior." (p. 1)

"A humanidade tem medo da morte, mas incertamente." (p. 4)

"A solidão desola-me; a companhia oprime-me. A presença de outra pessoa descaminha-me os pensamentos; sonho a sua presença com uma distracção especial, que toda a minha atenção analítica não consegue definir." (p. 5)

Finalizamos com este post o especial Fernando Pessoa. Espero que tenham gostado de conhecer esse gênio da literatura portuguesa, quiça mundial, que viveu pouco tempo, porém deixou incontáveis obras. 

Beijos, Nane

Você pode gostar de

1 comentários

  1. Olá! Tudo bom =)
    Olha eu chegando aqui para mais um momento Pessoa!

    Achei muito melancólico esse texto (esse eu desconhecia)e foi uma das coisas que mais me fizeram gostar desses trechos. Preciso ler completos.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe uma mensagem nos contando o que achou. Obrigada

Siga no Instagram